Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Fazenda e Planejamento

 


Dúvidas freqüentes

1- Como faço para criar uma senha para utilizar o sistema de gestão de cursos?

Para criar um login e senha você deve:
  1. 1) Acessar o site: www.recursoshumanos.sp.gov.br
  2. 2) Clicar no item SERVIÇOS, no menu superior;
  3. 3) Aparecerá uma tela de login, agora você deve clicar em CRIAR SENHA;
  4. 4) Completar os dados conforme solicitados e clicar em enviar;
  5. 5) Você receberá um e-mail de confirmação e criação de senha;
  6. 6) Pronto, agora você já pode solicitar e acompanhar suas inscrições no site: www.sgcursos.sp.gov.br


2- Solicitei minha inscrição para um curso. Como acompanho minha solicitação?

Quando você solicita inscrição para um curso, o seu status muda automaticamente para ´aguardando validação´. O seu órgão de recursos humanos poderá então, aprovar ou não sua solicitação. Você pode acompanhar seu status, basta acessar no menu lateral, o campo MEUS CURSOS. Não compareça ao curso, sem antes ter certeza de que sua inscrição foi aceita!


3- Estou tentando criar uma senha para o sistema SGCursos, porém aparece a mensagem: ´e-mail não cadastrado´ / ´e-mail diferente do cadastrado´. O que devo fazer?

Os dados utilizados pelo sistema são retirados do recadastramento anual realizado pelos servidores públicos do estado. Caso você não tenha cadastrado seu e-mail, ou o e-mail estiver desatualizado, você receberá esta mensagem. Para solucionar basta entrar em contato conosco pelo e-mail secretariaegap@planejamento.sp.gov.br para fazermos a atualização de seus dados. Assim você conseguirá gerar sua senha.


4- Estou tentando criar uma senha para o sistema SGCursos, porém aparece a mensagem: ´CPF não cadastrado´. O que devo fazer?

Os dados utilizados pelo sistema são retirados do recadastramento anual realizado pelos servidores públicos do estado. Fundações e empresas públicas, não estão em nosso banco de dados. Se este for o seu caso, basta entre em contato conosco pelo e-mail secretariaegap@planejamento.sp.gov.br para fazermos o seu cadastro no sistema. Assim você conseguirá gerar sua senha.


5- Solicitei minha inscrição/fui aprovada, mas não poderei comparecer, o que devo fazer?

Caso não possa comparecer no curso, você deverá com o máximo de antecedência cancelar a sua solicitação. Para isso, acesse o menu lateral MEUS CURSOS, clique sob o curso em questão e faça o cancelamento. Atenção, o não comparecimento implica em desperdício de recursos e toma a vaga de outro servidor interessado em participar, portanto é muito importante que faça o cancelamento com antecedência.


6- Como faço para gerar o certificado do curso que já compareci?

Assim que o organizador do curso, inserir a presença dos cursistas no sistema, caso você tenha cumprido os requisitos mínimos para aprovação, seu certificado será gerado automaticamente. Para acessá-lo, basta clicar no menu lateral MEUS CURSOS, esta tela mostrará o seu status (aprovado/não aprovado) e disponibilizará o certificado em arquivo no formato pdf. Basta fazer o download.


7- Minha inscrição não foi aceita e gostaria de saber o motivo, com quem deve falar?

A avaliação dos inscritos é feita pelo seu órgão setorial de recursos humanos. Os motivos podem ser diversos, entre eles, você pode estar fora do público alvo pretendido ao curso. Caso sua inscrição não tenha sido aceita e você deseja saber o motivo, entre em contato com o seu RH.


8- Quais são os status existentes no sistema e o que significam?

  1. Aguardando validação - Este status aparece assim que você solicita sua inscrição. Ele será alterado quando seu órgão de recursos humanos, validar ou rejeitar a sua presença.

  2. Aguardando UCRH - Este status pode aparecer se a turma na qual você se inscreveu possui dupla validação. Neste caso o seu órgão de recursos humanos aprovou sua presença, mas a UCRH também precisa autorizá-lo a participar do curso e esta segunda autorização ainda está pendente.

  3. Inscrito - Este status indica que você foi aprovado a participar do curso pelo seu órgão de recursos humanos, ou pela UCRH e deve comparecer na data prevista.

  4. Não inscrito - Este status significa que você não foi aprovado a participar do curso pelo seu órgão de recursos humanos, ou pela UCRH.

  5. Aprovado - Após a realização do curso, se você cumpriu os requisitos mínimos, será aprovado.

  6. Não Aprovado - Após a realização do curso, se você não cumpriu os requisitos mínimos, será reprovado.

  7. Lista de espera - Significa que você solicitou inscrição em um curso que teve esgotada as suas vagas. Você ficará em uma lista de espera até que surjam novas vagas por desistência de outros inscritos.


9- Esqueci minha senha, como faço para recuperá-la?

Para recuperar a sua senha, você deverá criar uma nova seguindo os procedimentos descritos no item 1.



Sua dúvida não está relacionada acima?

Envie um e-mail para secretariaegap@planejamento.sp.gov.br que responderemos em breve.